5 FEV
FILMINHOS INFANTIS
à solta pelo país

Uma programação da Zero em Comportamento
M/4 | 55min
A sessão inclui a entrega de uma ficha pedagógica

11h
3,5€ (criança e adulto)

Este mês, começamos os nossos Filminhos com a história de um menino com paralisia cerebral que, como qualquer criança, também quer ter amigos. De seguida, acompanhamos uma atribulada perseguição entre uma raposa e um passarinho. Há tempo para uma animação acerca da relação entre um menino e o seu avô e para um grupo de animais muito astutos encontrarem uma solução para sobreviverem num novo habitat. Não finalizamos sem antes conhecermos um principezinho que, com muita determinação, tenta limpar umas estranhas nódoas no Sol. Por fim, pegamos em três animais da floresta, juntamo-los todos e obtemos deliciosas fábulas repletas de ação e loucura. Juntam-se a nós?

IAN, UMA HISTÓRIA SOBRE INCLUSÃO
Abel Goldfarb
Animação, Argentina, 2018, 9 min
Ian nasceu com paralisia cerebral. Como qualquer criança, ele também quer ter amigos, mas a discriminação e o bullying afastam-no do recreio. No entanto, a sua persistência e força interior desencadearão algo surpreendente.

O PASSARINHO E A FOLHA
Lena von Döhren
Animação, Suíça, 2012, 4 min
O passarinho toma conta de uma folha amarela. Mas uma rajada de vento leva-a e assim se dá início a uma atribulada perseguição. Entretanto, a raposa está de olho no passarinho…

O MENINO E O AVÔ
Martin Samatana
Animação, República Checa, Eslováquia, Polónia, 2019, 13 min
O Menino e o Avô lida com a questão da morte de uma forma simples, metafórica e simbólica, na relação entre o menino e seu avô. Nenhum de nós está aqui para sempre, mas a morte também não significa o fim da nossa jornada.

OS PORCOS-ESPINHOS E A CIDADE
Evalds Lacis
Animação, Letónia, 2013, 10min
Um grupo de animais percebe que a sua floresta foi transformada numa cidade. A sua astúcia e organização permitir-lhes-á encontrar uma solução para poderem sobreviver neste novo habitat.

DEMASIADO PRINCIPEZINHO
Zoia Trofimova
Animação, França, 2002, 7min
Quando o sol nasce no horizonte, revela algumas manchas na sua superfície. Cheio de determinação e muita paciência, um rapaz, pequeníssimo mas muito decidido, vai tentar limpar aquelas nódoas com todos os métodos ao seu alcance.

FÁBULAS DELIRANTES 2
Fabrice Luang Vija
Animação, França, Bélgica, 2004, 10min
Pegamos em três animais da floresta, juntamo-los todos, e por fim obtemos deliciosas fábulas repletas de acção e loucura.
– O Porco, o Lobo e o Elefante;
– A Galinha, a Raposa e o Leão;
– O Porco, a Raposa e o Elefante.


A Zero Em Comportamento é uma associação cultural, em atividade desde 2000. Um dos seus objectivos é tornar acessíveis ao grande público filmes e realizadores que se preocupam com o conteúdo dos seus filmes, promovendo a pluralidade cultural e contribuindo para o desenvolvimento e educação do espectador, por forma de enriquecer a sociedade.
Desde o seu nascimento a associação afirmou-se como uma alternativa à exibição comercial de cinema. Entre 2001 e 2003, a sua atividade esteve centrada na programação do Cine-Estúdio 222. Em 2004, organizou a primeira edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente, atualmente um dos maiores e mais importantes festivais portugueses. Desenvolveu outras iniciativas no âmbito da exibição e distribuição de cinema e, desde 2013, focou a sua atividade no público mais jovem e infantil, consciente da falta de oferta de cinema de qualidade para este público tão importante e ainda tão “moldável”.

Ativo 3

Rua de Costa Cabral 128, 4200-208 Porto

(Projeto do Perpétuo desenvolvido em parceria com a Opium)