5 MAR
FILMINHOS INFANTIS
à solta pelo país

Uma programação da Zero em Comportamento
M/4 | 58min
A sessão inclui a entrega de uma ficha pedagógica

11h
3,5€ (criança e adulto)

Iniciamos com a história de uma corajosa equipa de crianças que entra em ação para derrotar os inimigos do bairro. De seguida, entramos num mundo onde os papéis das crianças e dos adultos são invertidos. Depois, com um estilo satírico, é retratada a situação social que vivemos atualmente. Há tempo para o Mancha e o Manchinhas decorarem a sua casa e para a divertida jornada de um passarinho e várias abelhas, enquanto uma raposa espreita a sua oportunidade. Os Tumblies este mês trazem-nos grandes mergulhos e a trupe do Lobinho Cinzento diverte-nos com aventuras no gelo. Há tempo para uma criança semear o caos num planeta longínquo e para acabarmos com a animação de uma nuvem que, ao querer ajudar a cidade, acaba por incendiá-la sem querer.
Acompanham-nos em todas estas aventuras?

A INCRÍVEL AVENTURA DAS SONHADORAS CRIANÇAS CONTRA LIXEIRA FURADA E CAPITÃO SUJEIRA
Beatriz Ohana
Ficção, Brasil, 2019, 15 min
Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, uma corajosa equipa entra em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

ESTÁ TUDO AO CONTRÁRIO
Hend Esmat, Lamiaa Diab
Animação, Reino Unido, 2018, 5 min
Entramos num mundo absurdo, onde os papéis das crianças e dos adultos são invertidos, abordando de forma cómica alguns tópicos sobre maturidade e parentalidade.

AGARRADOS AO TELEMÓVEL
Chenglin Xie
Animação, China, 2015, 3 min
Agarrados ao smartphone o dia inteiro, nós estamo-nos gradualmente a alienar da vida normal e das pessoas mais próximas. Com um estilo satírico e humorístico, aqui é retratada a situação social atual e aberta uma porta de acesso à introspeção.

MANCHA E MANCHINHAS: A DECORAÇÃO
Uzi Geffenblad e Lotta Geffenblad
Animação, Suécia, 2012, 7 min
A casa está numa grande confusão e o Mancha e o Manchinhas decidem fazer uma verdadeira transformação! No sótão eles têm pincéis, tintas e papel de parede. O resultado é uma surpresa!

O PASSARINHO E AS ABELHAS
Lena von Döhren
Animação, Suíça, 2020, 4.30 min
É primavera. No alto da sua árvore, o passarinho cuida das primeiras flores que aparecem na ponta do galho. As amigas abelhas também parecem mostrar interesse, mas não são as únicas. Atrás das árvores, a raposa espera pela sua oportunidade.

OS TUMBLIES E O MERGULHO
Patrick Raats
Animação, Holanda, 2013, 5 min
Com o bom tempo, chega a vontade de dar grandes mergulhos, de nadar e de brincar com os nossos amigos. Os Tumblies também vão abraçar o verão e aproveitar ao máximo o tempo que têm juntos para grandes aventuras.

AS AVENTURAS DO LOBINHO CINZENTO: NA PRIMAVERA
Natalia Malykhina
Animação, Noruega, 2017, 7 min
A primavera está de regresso ao bosque e os animais acordam sentindo-se maravilhosos. Esta é a época para uma boa aventura no gelo que ainda há no rio! Empolgados com a corrida, o Lobinho Cinzento e os seus amigos vêem-se perante um grande bloco de gelo entre as correntes. O fluxo frio esconde muitos perigos, mas sua imaginação vem ajudar.

EX-ET
Benoît Bargeton, Rémy Froment, Nicolas Gracia, Yannick Lasfas
Animação, França, 2008, 8 min
Num planeta longínquo, onde tudo está extremamente regrado e ordenado, uma criança vem semear o caos…

A NUVEM FOFINHA
Conor Finnegan
Animação, Irlanda, 2010, 3 min
A Nuvem Fofinha quer ajudar a cidade, mas acaba por incendiá-la sem querer.

A Zero Em Comportamento é uma associação cultural, em atividade desde 2000. Um dos seus objectivos é tornar acessíveis ao grande público filmes e realizadores que se preocupam com o conteúdo dos seus filmes, promovendo a pluralidade cultural e contribuindo para o desenvolvimento e educação do espectador, por forma de enriquecer a sociedade.
Desde o seu nascimento a associação afirmou-se como uma alternativa à exibição comercial de cinema. Entre 2001 e 2003, a sua atividade esteve centrada na programação do Cine-Estúdio 222. Em 2004, organizou a primeira edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente, atualmente um dos maiores e mais importantes festivais portugueses. Desenvolveu outras iniciativas no âmbito da exibição e distribuição de cinema e, desde 2013, focou a sua atividade no público mais jovem e infantil, consciente da falta de oferta de cinema de qualidade para este público tão importante e ainda tão “moldável”.

Ativo 3

Rua de Costa Cabral 128, 4200-208 Porto

(Projeto do Perpétuo desenvolvido em parceria com a Opium)